DCSIMG

back | WOW RIO 2020 EDIÇAO ON-LINE

WOW 2020

Para continuar proporcionando a reflexão acerca das pautas femininas, fomentar o debate, a conexão entre diferentes mulheres e realidades, celebrar as conquistas femininas e exaltar os progressos que elas vêm alcançando, seja coletiva ou individualmente, o WOW realizou três edições, em 2020. Em razão da pandemia do coronavírus, os eventos foram realizados em versão online, mas sempre promovendo um ambiente seguro para que mulheres e meninas trocassem experiências e saberes.

O WOW Global 24 foi a primeira agenda do ano. Quando a ordem era ficar em casa, mulheres do mundo todo juntaram suas vozes no Festival WOW Global 24 Horas, que aconteceu nos dias 27 e 28 de junho. Com curadoria da Redes da Maré, foi apresentada uma programação de três horas com mulheres ativistas, artistas e acadêmicas, que falaram sobre o aprofundamento da desigualdade social e de gênero e os impactos econômicos da pandemia entre as mulheres brasileiras.

Em celebração ao Dia Internacional das Meninas, data reservada para enaltecer o potencial de meninas ao redor do mundo e suas conquistas, além de alertar, refletir e visibilizar os desafios enfrentados por milhões delas, no dia 11 de outubro realizamos o Festival WOW Rio edição Meninas. Em uma programação de duas horas, o evento contou com encontros potentes, onde meninas líderes debateram temas como racismo, pandemia e educação.

Para encerrar o ano, no dia 21 de novembro, mais de 30 convidadas estiveram juntas, em uma programação de 12 horas, para refletir sobre o momento de crise e desafios gerados pela pandemia de Covid-19. Por meio de diálogos, oficinas e intervenções artísticas, o Festival WOW Rio Online trouxe em sua programação a importância da luta por um mundo melhor, mas sem deixar de celebrar a força e resiliência de mulheres que, juntas, resistiram aos desafios impostos pela crise sanitária e humanitária.

Mesmo em um momento altamente delicado, onde o coletivo precisou prevalecer para que junto com a ciência e políticas públicas efetivas a pandemia chegasse ao fim, o WOW acreditou na potência dessa união e se movimentou para que o universo feminino conquistasse cada vez mais espaços.

O Festival tem por princípio celebrar as conquistas e analisar os desafios de mulheres através da ênfase no encontro e na troca de narrativas e experiências, revelar as questões que habitam o universo feminino – e como as mulheres lidam com elas. Inspirado no WOW - Women of the World Festival -, o Esquenta WOW tem realização e curadoria da Redes da Maré com a Fundação WOW. Veja tudo que aconteceu na primeira edição e fique ligado nos próximos eventos aqui no site do Festival Mulheres do Mundo.

 

Veja abaixo cada uma das mesas do WOW Global 24

 

Mini Doc Campanha Maré diz não ao Coronavírus

 

Compartilhando Gestos: Luana Bezerra

 

Compartilhando Gestos: Isadora Ravena

 

Compartilhando Trajetórias: Carla Siccos

 

Compartilhando Gestos: Taísa Machado

 

Compartilhando Trajetórias: Bianca Santana

 

Oficina de Culinária e Leitura Ajeum da Diáspora, com Angélica Moreira

 

Território de Partilha: com Alana Manchineri, Fabiana da Silva e Luna Arouca

 

Imaginando futuros: Eliane Brum

 

Fátima Lima em conversa com Renata Novaes

 

Pâmela Carvalho entrevista Xênia França

 

Xênia França em show

 

Veja abaixo cada uma das mesas do Festival WOW Rio Edição Meninas

 

Chega de Racismo

 

Diálogo entre meninas: Ana Júlia Ribeiro e Thainá Dias

 

Diálogo entre meninas: Catarina Lorenzo e Lorena Froz

 

Veja abaixo cada uma das mesas do Festival WOW Online.

 

Abertura com Jude Kelly e Eliana Sousa Silva:

 

Taís Araujo e Eliana Sousa Silva:

 

Performance com Mc Martina

 

Território de Partilha: experiências comunitárias de feminismo

 

Roda de conversa com WOWzeiras e Taís Amordivino

 

Território de Partilha: branquitude, gêneros e identidades

 

Oficina de pensamento computacional

 

Poesia com Ryane Leão e Dall Farra

 

Mulheres Negras Decidem

 

Território de Partilha: política cotidiana pelo direito à cidade

 

Performance “corpo casa - experimento de convivência a distância”

 

Territórios de Partilha: Amazônia e outros modos de habitar a terra

 

Show com Josyara

 

Relações entre o "fim do mundo que conhecemos”

 

Territórios de Partilha: poéticas podem criar novos mundos

 

Show com Linn da Quebrada

 

REALIZATION