Em 2018 foram três dias de emoção, aprendizado e alegria. O Festival Mulheres do Mundo, que aconteceu de 16 a 18 de novembro de 2018, teve rodas de conversa, partilhas de trajetórias, oficinas e uma intensa programação artística e cultural – e o melhor, tudo de graça! Uma celebração que se espalhou pelo Museu de Arte do Rio, Museu do Amanhã, Pavilhão 1 do Pier Mauá, no Rio de Janeiro.
Com curadoria do Southbank Centre e Redes da Maré e realização do Southbank Centre, Redes da Maré e British Council Brasil, o Festival Mulheres do Mundo tem orgulho de ser para todas as pessoas, de todas as idades.
A Fundação WOW produz festivais com este formato em todo o mundo, buscando gerar diálogo acerca das questões enfrentadas por meninas e mulheres e explorar possíveis causas e soluções. É o maior, mais abrangente e mais importante festival dedicado a apresentar trabalhos realizados mulheres e debater e encorajar a busca por igualdade de gênero. A Fundação WOW está em processo de se tornar muito em breve uma ONG, baseada no Reino Unido.Para mais informações e para receber informações sobre nossos festivais e programações, acesse thewowfoundation.com
VEJA O RELEASE EM PDF VEJA O RELATÓRIO DE 2018
OBJETIVOS
Etapa que antecedeu o Festival:
O Festival Mulheres do Mundo é um espaço para que mulheres possam falar livremente sobre todas as questões – inclusive as que, historicamente, tiveram de silenciar. Além disso, o festival tem um compromisso claro: abrir espaço para as vivências das mulheres e meninas nas cidades onde acontecem. Ao planejar o evento, as organizadoras valorizaram temas importantes para as mulheres de diferentes gerações do Rio de Janeiro. Para identificá-los, convidaram mulheres de diferentes regiões, formações, idades e áreas de atuação a opinar sobre que assuntos deveriam ser abordados.
De novembro de 2017 a maio de 2018, 200 mulheres se encontraram em cinco grupos de discussão, realizados nos bairros do Centro, Flamengo, Santa Cruz e Maré. Um dos encontros contou com a presença de Judy Kelly, fundadora do WOW, o Women of the World Festival, que pela primeira vez ganha edição brasileira. Veja vídeos e fotos do encontro.
Numa cidade com altos índices de homicídios, um dos temas propostos para debate foi a superação de perdas causadas pela violência. Outro, a necessidade de um olhar realista, e não idealizado, sobre a maternidade. Houve quem pontuasse a demanda de oficinas sobre alimentação saudável, yoga e meditação. A opressão representada pela obsessão por um corpo perfeito; os desafios causados pelo envelhecimento da população brasileira; a objetificação do corpo feminino; as aspirações das mulheres maduras; os novos arranjos familiares; espiritualidade; gravidez precoce, sexualidade e consumismo foram outros assuntos lembrados.
Os pontos levantados ajudaram a curadoria – a cargo do Southbank Centre, de Londres, e da Redes da Maré – a formular uma proposta inicial de programação. Nas discussões, frases das participantes deram a medida da expectativa em relação ao evento. Veja algumas abaixo:
Para compreender melhor o contexto e a relevância da atuação política das mulheres no Rio de Janeiro, o Festival Mulheres do Mundo fez um levantamento de mulheres líderes e de instituições e organizações voltadas ao público feminino na cidade. O mapeamento, o primeiro do gênero no Rio, é um legado que o Festival torna acessível a todos os interessados na participação política de mulheres. Veja o documento completo aqui.
A pesquisa identificou 204 líderes locais e 235 organizações governamentais, não governamentais e do setor privado. As áreas com maior número de instituições atuantes são: justiça (36); saúde (28); arte e cultura (29), academia, ciências e pesquisa (20) e mídia e comunicação (10). A maioria das organizações tem como foco a cidade do Rio de Janeiro como um todo (73); 61 são plataformas virtuais.
Os objetivos destas essas instituições estão relacionados às várias questões da mulher contemporânea: combate à violência doméstica e familiar; mobilização para causas feministas ou LGBTQ+; justiça; temas étnico-raciais; saúde; formação de agentes de transformação; combate ao preconceito e discriminação; promoção e fortalecimento dos direitos das mulheres; espaços de acolhimento; intervenções urbanas; promoção de encontros; produção e disseminação de conhecimento; cursos; coletivos femininos; redes de apoio; arte e cultura; educação.
O trabalho de mapeamento de organizações dedicadas aos temas das mulheres continua. Cadastre aqui a sua instituição, núcleo, coletivo ou organização da sociedade civil.
CONHEÇA AS INICIATIVAS MAPEADAS CADASTRE SUA INICIATIVA | Pessoa Jurídica
Geisa Lino e Mariana Beltrão
Maíra Gabriel, Renata Peppl,
Marisa S. Mello, Ayla Gomes e
Gabrielle Moreira
Shirley Vilela e Adriana Barbosa
Andreza Jorge e Inês Di Mari
Luciana Bento/Pauta Positiva Comunicação
Amapola Rios e Marcos Rogozinski
As participantes dialogaram entre si o assunto em pauta, elaborando uma abordagem geral sobre o tema.
Teve como objetivo recortar, detalhar ou aprofundar os assuntos abordados nos Territórios de Partilhas.
Representantes de organizações compartilharam sua experiência, entre profissionais que atuam no mesmo setor e as participantes.
Em formato de auditório, momento destinado à troca de ideias e opiniões sobre assuntos atuais de interesse das mulheres.
Mulheres incríveis compartilharam suas trajetórias, e em seguida bateram um papo com o público.
A mentoria foi um encontro entre duas mulheres no qual se estabelecem trocas criativas e inspiradoras sobre variados temas.
As oficinas são uma metodologia de trabalho que consiste na aprendizagem e formação coletiva através da interação e troca de saberes.
ASSESSORIA DE IMPRENSA • festivalmulheresdomundowow@gmail.com
CONTATO • festivalmulheresdomundowow@gmail.com
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS @ 2024 REDES DA MARÉ & SOUTHBANK CENTER // SITE PIXFOLIO