DCSIMG

voltar | ECOAR FESTIVAL 2022

O Festival ECOAR! fez parte do conjunto de iniciativas que o Festival Mulheres do Mundo Rio de Janeiro (WOW) e a Redes da Maré trouxeram ao Rio de Janeiro, em uma parceria desenvolvida pelo projeto SHaME da Universidade Birkbeck de Londres e a Fundação WOW.


ECOAR! FAZ PARTE DO SHAMELESS!, INICIATIVA CRIADA EM COLABORAÇÃO ENTRE O PROJETO SHAME, LIDERADO PELA PROFESSORA JOANNA BOURKE, E A WOW FOUNDATION, LIDERADA POR JUDE KELLY.

 

O primeiro festival aconteceu em Londres em 2022, e o ECOAR! é inspirado por este evento, que em um dia reuniu ativismo, ciência e arte para confrontar e mudar atitudes em relação à violência sexual, compartilhar ideias e imaginar um mundo livre de violência. WOW é um movimento global que acredita que um mundo com igualdade de gênero é possível, desejável e urgentemente necessário. Fundada em 2010 por Jude Kelly, os festivais WOW acontecem em mais de trinta locais em seis continentes, atingindo 5 milhões de pessoas.

 

NO BRASIL, A WOW TEM CURADORIA DA REDES DA MARÉ, ORGANIZAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL DIRIGIDA E FUNDADA POR ELIANA SOUSA SILVA, QUE ATUA HÁ MAIS DE VINTE ANOS NO CONJUNTO DE DEZESSEIS FAVELAS DA MARÉ, NO RIO DE JANEIRO. EM 2018, FOI REALIZADA A PRIMEIRA EDIÇÃO DO FESTIVAL NO BRASIL E, EM 2020, UMA EDIÇÃO ON-LINE.


O projeto SHaME é financiado pelo Wellcome Trust para explorar aspectos médicos epsiquiátricos acerca da violência sexual, a partir de perspectivas interdisciplinares. Com sede em Birkbeck, Universidade de Londres, investiga questões de justiça e injustiças em perspectivas globais.

 

Com o ECOAR, pretendemos desencadear conversas, abordar a crise global da violência sexual, contribuir para superar o estigma frequentemente associado a ela, criar e fortalecer redes de apoio, e dar a todos a chance de dizer às sociedades: Basta! A violência sexual deve acabar.O objetivo é situar a violência sexual no contexto de outras violências estruturais, para qualquer pessoa que tenha interesse ou envolvimento com o tema. Será também um espaço de construção de redes para profissionais da educação, saúde, assistência social, pesquisadores, artistas e ativistas, especialmente da Maré e da região portuária da cidade do Rio de Janeiro.

 

O encontro abordou três temas principais: ativação de redes coletivas de apoio; violência corporal e sexual; e linguagens políticas e pedagógicas. A proposta é proporcionar um espaço seguro e aberto para a expressão individual e coletiva, onde o protagonismo em relação ao tema visa construir solidariedade e estimular mudanças de atitudes na sociedade.

 



 

 

 



Foram parceiros do ECOAR 2022:

 

 

 

REALIZAÇÃO